A definição de pele oleosa é relativamente fácil: uma pele que tem um aspecto brilhante e oleoso devido à ação da seborréia. Isto vem acompanhado em geral por uma hiperseborréia do couro cabeludo. A textura de peles oleosas é um pouco grosseira com orifícios dos folículos pilosos (pêlos) dilatados, secreções sebáceas e sudoríparas abundantes; superfície cutânea.
As conseqüências ultrapassam largamente o simples ponto de vista estético, já que o excesso de sebum muitas vezes conduz a uma hiperqueratinização, que leva a formação de micro cravos pela oclusão do orifício pilos sebáceo. Este micro cravos são um dos locais preferidos para um desenvolvimento acelerado da flora bacteriana, cujos vermes liberam lípases, que são as enzimas, que dirigem os triglicerídeos, transformando-os prematuramente em ácidos graxos livres, formadores de reações inflamatórias.
Fatores externos que deixam a pele oleosa
Fatores externos que deixam a pele oleosa
A pele oleosa pode ter origem genética, mas, freqüentemente, essa condição se deve a uma conjunção de fatores externos: cuidados prolongados com produtos não apropriados, alimentação gordurosa demais e com muito açúcar, ambiente poluído, calor ambiente muito alto… Tudo isso acelera a secreção sebácea.
Geralmente quem tem pele oleosa passa maus bocados em ambientes quentes e abafados, pois assim a transpiração ocorre e conseqüentemente a oleosidade, que é aquele brilho nada “natural” que nossa pele produz. Isso ocorre devido nossas glândulas sebáceas trabalharem mais e a produzir o sebo com mais intensidade. Quem possui pele oleosa sabe que a maior incidência e na zona T ( testa-nariz-queixo ) .
Como tratar a pele oleosa
- Lave o rosto no máximo 2 vezes por dia, utilizando água fria ou na temperatura ambiente. Não utilize água quente.
- Utilize sempre sabonetes neutros ou específicos para pele oleosa
- Use hidratantes e filtros solares a base de gel
- Para secar o rosto, use uma toalha de papel, sem esfregar ou usar força
- Ainda não é comprovado, mas evitar alimentos gordurosos pode trazer benefícios
Há também um tratamento a base de ácidos, o peeling superficial que fazem os poros ficarem fechados, controlando a oleosidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário